domingo, novembro 7

Programação Festival Mundo 2010

Durante o mês de novembro, a Usina Cultural Energisa receberá a sexta edição do Festival Mundo. Artes visuais, música, audiovisual, palestras, mesas redondas e oficinas fazem do festival um dos mais completos eventos culturais que acontecem no estado, sendo focado na produção de cultura independente. O evento acontecerá oficialmente de 05 a 25 de novembro.

Confira abaixo a programação musical detalhada do Festival:

Sábado (13/11)

Domingo (14/11)

Segunda (15/11)


Violator [DF]

Móveis Coloniais de Acaju [DF]

Bnegão e os Seletores de Frequencia [RJ]


Madness Factory [PB]

Julia Says [PE]

Abiarap [PB]


Desalma [PE]

Beto Brito [PB]

The Tormentos [Argentina]


Wado [AL]

Seu Pereira & Coletivo 401 [PB]

Cabruêra [PB]


Falsos Conejos [Argentina]

Os Reis da Cocada Preta [PB]

Camarones Orquestra Guitarrística [RN]


Pé de Côco [PB]

Sem Horas [PB]

Gigante Animal [SP]


A Banda do Joseph Tourton [PE]

Elmo [PB]

Fóssil [SP/CE]


Ubella Preta [PB]

Anjo Gabriel [PE]

Sex On The Beach [PB]


Varadouro Groove Orchestra [PB]

Dalva Suada [PB]

Madalena Moog [PB]


Exposição de Artes Visuais e abertura oficial do Festival

Intitulada V, a exposição de artes visuais marcará o início oficial do Festival Mundo, dia 05 de novembro na galeria da Usina Cultural Energisa, às 20h. A mostra ficará em cartaz até o dia 25 de novembro. Em cena, estarão artistas em ascensão e também já renomados apresentando ilustrações, pinturas, infogravuras, desenhos, vídeo-arte e fotografias sob a curadoria de Diego Gerlach, Thiago Trapo e coordenação de Fábio Queiroz – fazendo um panorama da produção contemporânea do estado. No espaço do Cine Café, também durante a vernissage, acontecerá um pocket show do músico (e também ilustrador) Rieg, além de uma palestra sobre vídeo arte com o artista plástico Chico Dantas.

Participarão da exposição Aline Beutenmüller (PB), Alessandra M. Soares (PB), Alessandro Potter (PB), Arthur Maia (PB), Chico Dantas (PB), Coletivo Suporte (PB), Cris Calaço (PB), Dani Calaço (PB), Diego Gerlach (RS/PB), Coletivo Holístico Extrapiramidal (PB), Íris Helena (PB), Krysna Nóbrega (PB), Luana Neiva (PB), Mariana Bueno (SP), Sérgio Rodriguez (RS), Verdeee (PB), Wênio Pinheiro (PB), Ovni Crew (PB), Rafael Passos (PB), Rafael Pereira / Cão Possuído (SP), Rafael Volleseele (PB), Shiko (PB), Silvia Maria (PB/SP) e Thiago Trapo (PB).

A produção do Festival confirma ainda para a mesma noite, a Festa de Lançamento no Espaço Mundo, após Vernissage. A festa começará às 22h e terá como atração a banda Nevilton, do Paraná. O Nevilton já esteve em João Pessoa duas vezes, uma delas no Festival Grito Rock 2010, em fevereiro, conquistando fãs para o som indie pop do grupo, que neste ano circulou pelo país inteiro em turnê. Este show será gratuito para os 100 primeiros compradores do Passaporte para os 3 dias de shows do Festival e, para os demais, o ingresso custará R$8,00 – vendas no local.

Mostra Audiovisual

Também na Usina Cultural Energisa, a Mostra Audiovisual, com o tema “Sexo, drogas e rock’n roll” acontecerá na Sala Digital, paralelamente aos shows (dias 13, 14 e 15 de novembro), sendo uma parceria entre o Festival, a Associação Brasileira de Documentaristas da Paraíba (ABD/PB) e o Tintin Cineclube. Na mostra estarão curtas locais e nacionais.

Além dos vídeos, projetos locais que misturam música ao vivo e projeções serão apresentados ao fim de cada noite, com Parahyba Art Ensemble (ChicoCorrea & convidados), O Melhor Amigo do Homem (Thiago Sombra e Felipe Spencer) e, para finalizar na última noite, Comfusões Live (Mauricio Pacheco (RJ), Chico Correa e Carlos Dowling)

Oficinas e mesas redondas

Preocupado com a consolidação de um mercado independente, tanto em qualificação quanto em articulação, o Festival Mundo promove ainda uma programação de oficinas e mesas redondas, discutindo temas relevantes da produção cultural contemporânea. A programação detalhada destas atividades serão divulgadas em breve.

O site oficial será lançado em breve. Nele, público e imprensa poderão acompanhar novidades sobre a produção e a programação do festival. O endereço é www.festivalmundo.com.br.

PROGRAMAÇÃO

Vernissage da Exposição Coletiva V

Dia 05 de novembro, às 20h – Galeria da Usina Cultural

Show com Rieg

Festa de Abertura

Dia 05 de novembro, às 22h – Espaço Mundo

Show com Nevilton (PR)

SHOWS:

Dias 13, 14 e 15 de novembro na Usina Cultural Energisa.

Início às 16h e portões abertos às 14h.

02. Brasil Heavy Metal: Clipe do filme


Os fãs do Metal brasileiro acabam de ganhar um presente: está no ar o aguardado videoclipe da música tema do longa-metragem "BRASIL HEAVY METAL", com a participação de dezesseis vocalistas do Heavy Metal brasileiro dos anos 80 que, juntos, cantaram o tema com toda garra e emoção.

O diretor do filme, Ricardo "Micka" Michaelis, explica como se deu a ideia desta inédita união: "Em uma certa manhã recebi uma das músicas que farão parte do CD/vinil duplo do projeto 'BRASIL HEAVY METAL'. Era a canção do Stress. Em meio a outras atividades, segui escutando e em menos de um minuto já estava paralizado. Confesso que a emoção tomou conta de mim."

A sonoridade e a letra fizeram o diretor reviver todos os sabores daqueles mágicos anos 80, quando tudo era uma grande descoberta. "Liguei para meu amigo China Lee, vocalista do Salário Mínimo, e coloquei a música para ele ouvir mesmo por telefone", conta. "Ele imediatamente disse: 'Cara, vamos todos cantar essa música!' E aí fizemos a loucura...", completa.

Tendo como base musical a gravação original do Stress, a produção do filme realizou várias sessões de gravação em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, contando com a presença de vocalistas brasileiros que representam a identidade do Metal dos anos 80. Além disso, um cenário exclusivo foi desenvolvido e transportado para os estúdios, mantendo o padrão e unidade. "Foram momentos mágicos", revela Micka. "Alguns vocalistas já não estão mais em atividade, mas isso pouco importava. Vi no olhar de cada um o quanto significou ter vivido e ajudado a construir essa história", completa.

Os vocalistas que participaram das gravações foram os seguintes:

Andre Matos (Viper, Angra e Shaman)
Bozó (Overdose)
César "Cachorrão" Zanelli (Centúrias)
China Lee (Salário Mínimo)
Flávio Ferb (Vírus)
Jack Santiago (Harppia)
Julio Michaelis Jr. (Santuário)
Lone (Angel)
"Lucky" Luciano (Metalmania/Robertinho de Recife, X-Rated)
Marcello Pompeu (Korzus)
Marielle Loyola (Volkana)
Otávio Augusto (Taurus)
Paulinho (Witchhammer)
Paulinho Heavy (Inox)
Roosevelt "Bala" (Stress)
Tavinho Godoy (Metalmorphose)

O clipe foi produzido em FULL HD e tem versões em cinco idiomas, com legendas em japonês, espanhol, inglês e alemão. "O espírito, garra e entrega sensibilizou a todos e tenho certeza de que os fãs sentirão a verdadeira energia destes guerreiros. Por isso, queremos realmente fazer a maior corrente metálica que o Brasil já viu! Vamos espalhar essa energia para, juntos, atingirmos 1 milhão de views!", finaliza o diretor do filme que será o mais fiel documento histórico sobre o surgimento do Heavy Metal no Brasil na década de 80.

Divulgação: Doentes de Amor

DOENTES DO AMOR é uma banda formada por Fonsin, vocais; The Pomps no
baixo; Wendell Lee Rogers na bateria e Ivan Pedro com seu Ipod.

O vocalista e o baixista são remanescentes dos anos 80, oriundos de
outro grupo, “Doentes à Procura da Cura”, que depois gerou os “Restos
da Cultura Proibida” que fez história na cena alternativa de Goiânia.
Na época , The Pomps, influenciado por Fernando Pessoa, adotou o
pseudônimo “Boris” e passou a colaborar escrevendo letras para os
Restos. Já nos anos 1990, o baixista, montou com Juarez Petrillo( DJ
Swarup) a banda Primeira Pedra. Que também marcou época na cena do
Rock local.
Em 2009, Fon Sin e The Pomps se reencontraram na Internet e resolveram
reconfigurar a ideia dos Doentes , agora com a temática do amor, e
montaram os DOENTES DO AMOR com Wendell Lee.
Mais recentemente IVAN Pedro, ex baterista do NEM (que teve seu CD de
estréia produzido por Serginho Dias dos MUTANTES), entrou para o DDA
com seu Ipod.
Com esta formação e a divulgação do seu trabalho na rede foram
convidados a se apresentar no maior festival de música eletrônica da
América Latina, Universo Paralello, realizado no litoral baiano.
A atmosfera musical criada pelos DOENTES DO AMOR , que envolve suas
canções sempre com a temática do amor, apresenta uma característica
oitentista, do tecnopop, somada as novas tendências e a poesia de suas
letras.




Myspace clique aqui