quinta-feira, outubro 1

Um ano de Farofa Underground



Exatamente há um ano atrás eu fazia o primeiro post do Farofa Underground. Para o inicio de tudo quis falar um pouco das minhas pretensões com o blog/e-zine e o segundo post, na mesma semana, falei daqueles que “criaram” o movimento “Faça Você Mesmo” ou D.I.Y. (Do it yourself), os punks.

Não desmerecendo o heavy metal, que é minha maior paixão, mas os punks deram um grande ponta pé, principalmente com a criação dos fanzines, que citei até o primeiro fanzine criado por Mark Perry, Siffing’Glue, e de quebra ainda coloquei dos downloads, o primeiro álbum do Ramones e uma coletânea com bandas punks brasileiras, as primeiras bandas. A principio, minha intenção com o blog era justamente ajudar e compartilhar com a cena underground paraibano-brasileira. Não queria fazer isto só, e chamei um amigo, Helder, a fazer parte deste que seria um local aberto para bandas divulgarem seus projetos, divulgar shows e tudo que tivesse interligado a cultura underground. E assim se seguiu, porém infelizmente comecei a decair para um lado que eu não queria, torna mais um blog de downloads na internet. Em nenhum momento pensei em disponibilizar apenas downloads, a menos que a própria banda permitissem que isto ocorresse, como temos algumas bandas aqui no FxUx. No inicio pensei em falar de cada estilo musical dentro do rock, principalmente dentro daqueles que pregam e fazem o underground, mas posso dizer que é muito extenso e difícil de se fazer. Depois disto, vi que nada estava ocorrendo como eu esperava e pensei em desistir, jogar tudo para o alto. Pensava que ninguém tava dando valor ao que eu fazia ou pretendia fazer. Antes de continuar com o que eu estava dizendo, quero dizer que em nenhum momento, pensei em “me promover” com este blog, e ficar conhecido entre as bandas e os freqüentadores dos shows daqui de João Pessoa.

Voltando ao que dizia, pensei que nada estava sendo valorizado, e como já dito, pensei em desistir de continuar com o Farofa. Mas quando estava prestes a abandonar o barco, surgi o lançamento do primeiro EP de uma puta banda, Dissidium. Com isto resolvi voltar os meus princípios, o que eu realmente queria fazer com o blog, e fiz uma entrevista com os caras, e esta foi a ressurreição do FxUx, meus ideais postos em prática. Criei o Myspace, fiz um perfil no orkut, e sai divulgando a entrevista, e com isto o blog, fiz a primeira resenha de minha vida, e assim começou, vamos dizer, o que realmente eu queria do blog, até uma citação em outro blog o farofa ganhou, no estranho mundo de Mary.

Mas não vou deixar este texto muito grande, só queria fazer um post comemorando um ano de criação daquele que, não é meu, mas de todos que querem e desejam divulgar seus projetos. Para finalizar quero dizer duas coisas, a primeira, para você que deseja compartilhar qualquer coisa, foi a um show e queres compartilhar sua opinião com todos, faça uma resenha e mande para nós que publicaremos, você tem uma banda, lançou uma demo suja e nojenta, mas deseja compartilhar com todos, mande para nós, você pode e dever ajudar a equipe a fazer o underground acontecer. A segunda coisa, e talvez menos importante para vocês, não para mim, é que estou meio ausente porque vou casar este ano e é uma correria infernal, mas não pensem que abandonei isto aqui, estou preparando algumas coisas, e quem sabe esse ano não temos novidades aqui no Farofa Underground.

Obrigado, a todos e vamos fazer a cena acontecer e crescer.