terça-feira, dezembro 30

R.D.P. (Ratos De Porão)


Este post de hoje é especial pela milésima visita a este e-zine criado por mim e Helder, dois fanáticos por roque ligeiro e sem filura. Primeiramente gostaria de agradecer a todos que visitam isto aqui, pois isto não é meu, nem do Helder, é de todos os Bangers, Punks, Hippes, Vegetarianos, Vegans, Carnívoros, já deu pra entender bem o que eu quis dizer. Queria agradecer também a todas as bandas que mandaram o material, o sites e os links, nós dependemos de vocês.
Bem, este post vai para todos, e simplesmente uma puta banda, para mim uma das melhores punk, hardcore, crossover, Ratos de Porão, formada em 1981 durante a explosão do movimento punk no estado de São Paulo pelo então guitarrista e vocalista Jão, seu primo Betinho na bateria e Jabá no baixo. Em 83, com o Mingau na guitarra, participaram da coletânea SUB e também do festival O começo do Fim do Mundo, que reuniu mais de 20 bandas no Sesc da Pompéia. João Gordo entrou no mesmo ano fazendo com que ocorresse uma nova mudança na banda, lançaram neste mesmo ano o Crucificados pelo Sistema.
O R.D.P. foi deixando um pouco de lado o Punk puro e passou a encrementar o Hard Core e o Thrash Metal, denominado de Crossover, ganhando um grande respeito pela cena underground do exterior, chegando a lançarem álbuns em português e inglês. Por conta desta mudança no estilo e por João Gordo passar a ser apresentador de TV, foi chamado por muitos, até pelo play boy Dado Dolabela (Segue o vídeo da briga para quem nunca viu, quem já viu, relembra essa sena hilária)Clique aqui. Em 1995 lançaram o Feijoada Acidente?, Um tributo as bandas punks nacionais e internacionais, o título é uma paródia do disco do Guns N’ Rores, The Spaghetti Incident?

Discografia: