segunda-feira, dezembro 22

La Manada


O La Manada surgiu na Tusa, Oklahoma (EUA) em 1979, tendo como formação os integrantes ilegais brasileiros Wanderley "Anaconda", na bateria e João Palo o "JP" Araújo, na guitarra, e o mexicano Diego "Chip" Ramirez, nos vocais. Em 1981 entra mais um integrante para a banda, o americano Duck Stab no baixo. A banda se apresentava em bares na região da Tulsa, ultrapassando o estado de Oklahoma chegando ao Texas e Arizona. A banda teve o seu fim em 23 de agosto 1984, quando Chip Ramirez morre em um acidente de carro nos arredores de Tulsa. Várias bandas prestaram tributo ao La Manada, em um grande evento em Dallas. Uma rara biografia, com fotos tiradas pelos fãs de Chip Ramirez, foi lançada em 1987, na Biblioteca Central de Tulsa.

Entrevista Uzomi

Recentemente os cariocas d’Uzomi fizeram uma turnê pelo nordeste para divulgar seu mais novo material, e nós, do Farofa Underground (FxUx), conversamos por e-mail com o vocalista Sales, que não participou da viagem e o Guitarrista Bruno (Bin Ladi) sobre a turnê e outras coisas.

FxUx - Primeiramente queríamos agradecer por terem aceitado a nossa entrevista, e parabeniza-los pela turnê que Uzomi esta fazendo, foi muito Foda o show de vocês aqui em João Pessoa. Valeu mesmo!!!
Pra começar, falem como surgiu a banda, vocês são amigos de longos anos?

Sales - Desde antes de existir a banda, há mais de treze anos, que o Herón e eu já tramávamos juntos e com o andar dos anos fomos nos conhecendo dae surgiu a idéia de fazer uns barulhos juntos.
FxUx - Normalmente Uzomi é uma gíria que se refere aos policiais, o nome da banda teve influência dessa gíria?

(Sales) É possível que sim, mas quem deu o nome à banda não está mas vivo pra explicar melhor. O fato é que o nome soava bem quando estávamos bêbados.
FxUx - Percebemos que vocês fugiram um pouco do tradicional, e incorporara dois vocais um com gutural e um outro com vocal limpo. Como surgiu esta idéia?

Sales - Com cada um dos vocais fazendo o que sabiam e se encorpando naturalmente às músicas. Não foi escolhido que um faria assim e o outro assado. O grito sai conforme a pancada e quem está apanhando.

FxUx - Percebemos em sua musicas, pelo menos as disponíveis pelo Myspace, que não seguem muito uma linha crossover que fala do sistema, mas uma linha com letras que falam de morte e horror, e também uma pegada mais Thrash. Quais são as maiores influencias de vocês?

Sales - Nas letras a influência existe em tudo o que acontece com quem escreve a todo momento. Não há uma busca por referenciais em bandas e sim da reação das coisas que se sucedem. Já o instrumental...

Bin Ladi - No instrumental temos influencias de muitos estilos na verdade, escutamos de tudo, mas a nossa base mesmo é o Thrash e HC Crust. Somos influenciados por bandas de HC da Suécia e Finlândia às bandas da bay area.

FxUx - Vimos que a banda lançou uma k7 em 1996, e só em 2004 vieram a lançar o primeiro álbum. Qual foi a maior dificuldade na banda, e porque a demora de lançarem um álbum?

Sales - Sempre fomos muito desorganizados e não temos grana. Se tivéssemos um dos dois quesitos já aceleraria as coisas, mas no corre corre diário de cada um muitos planos acabam atrasando. Mas não temos muita pressa. Até porque há muito tempo que paramos de correr atrás de utopias as custas da deterioração do que somos. Sempre gravamos em espaços muito largos de tempo entre os trabalhos, mas não porque forçamos para que isso seja assim ou que sejamos perfeccionistas, e sim, simplesmente, porque não vivemos num mundo de conto de fadas aonde basta montar uma banda na garagem e estourar na rádio jovem do momento. Temos nossos pés no chão e vivemos conforme dá.

FxUx - Vocês já tocaram com grandes bandas de renomes na cena underground nacional e internacional, qual foi o mais marcante pra vocês?

Sales - Dead Kennedys

FxUx - Vindo para os dias atuais, vocês estão lançando um novo álbum. Como esta sendo a recepção do publico? As criticas estão sendo positivas?

Bin Ladi - Bom, na verdade ouve um atraso devido um problema durante a prensagem. Essa tour que fizemos pelo Nordeste era para divulgação desse álbum, porém nenhum show teve o CD (risos)... ...mas o que vimos durante os shows foi a aceitação das músicas novas pelo público e comentários que nos enviam sobre ás músicas novas postas no nosso Myspace. O público parece que curtiu a nossa "viagem" (Risos).

FxUx - Esta é a primeira vez que vocês estão vindo para o Nordeste, o que vocês estão achando dos shows e do publico? Algum show em especial que marcou essa turnê?

Bin Ladi - O Nordeste é fóda!! Os shows foram perfeitos e o público é muito receptivo. Acho que todos os shows foram ótimos, mas se tem que falar em algum show em especial, acho que João Pessoa e Aracaju foram os mais insanos... Recife também foi fóda.


FxUx - Mudando um pouco de assunto, qual a opinião de vocês em relação à cena underground atual?

Bin Ladi - Cara, na minha opinião não mudou muita coisa não. Todos que estão envolvidos com o underground tem que correr atrás de suas respectivas necessidades, ainda tem aquele lance de ajuda mútua entre bandas e organizadores de eventos, ainda tem um monte de babaca que acham vão ficar milionários no underground, enfim...na minha opinião é a mesma coisa de uns 15, 20 anos atrás. O que muda é só a estrutura, hoje em dia as coisas vem e vão muito mais fáceis.

FxUx - Em relação a pirataria da internet, vocês são contra? Já acharam em algum lugar algum cd de vocês para download?

Sales - Já vi um CD pirata d'Uzômi. Um amigo nosso, o Durval, jura que viu um disco voador mergulhando na praia de Botafogo e um pterodáptilo lá em Visconde de Mauá.

Bin Ladi - Eu não tenho nada contra não. Nós não ganhamos dinheiro com os nossos CD's originais mesmo (risos)... Eu acho até bom porque divulga mais (risos)
FxUx - Para finalizar, deixem uma mensagem para os leitores do Farofa Underground.

Bin Ladi - Bom, primeiro queria agradecer pela força que vocês estão nos dando e dizer que quem ta no rock é pra se fufú! (risos)