sexta-feira, outubro 3

Punk...


Não consigo fazer algo que envolva um movimento sem falar daqueles que criaram o movimento. Aqueles que idealizaram o D.I.Y. (Do It Yourself) ou Faça você mesmo, os que deram o ponta-pé inicial ao underground. Uma ideologia que nasceu dos punks, onde muitos outros movimentos, estilos musicais aderiram.
O Movimento punk surgiu por volta dos anos 70 como uma manifestação cultural juvenil. Foi, e ainda é caracterizado quase que totalmente por música e comportamento. A música punk, o punk rock, surgiu nos Estados Unidos da America com a banda The Ramones no ano de 1974, nascia ali, algo bastante diferente para a época. As músicas curtas, simples e dançantes chamaram a atenção dos jovens. Com um visual chave de jaquetas de couro tipo motociclista, camisa branca, calça jeans (normalmente rasgada) e tênis. Diferenciava muito do Rock’n’Roll por sua simplicidade, enquanto o Rock’n’Roll formava estrelas do rock que separavam-no do público, o punk caminhava na contramão, aproximando-se mais do público com suas músicas de um pouco mais de três acordes e incentivavam a molecada a formar suas próprias bandas. Na Inglaterra o punk chegou um ano depois onde influenciou muitos jovens. No Brasil o maior marco do inicio do movimento punk, foi o evento “O Começo do Fim do Mundo” em 1982, com bandas de São Paulo e do ABC Paulista que terminou com um confronto com a polícia.
O primeiro fanzine punk foi criado por Mark Perry, que estava empolgado com os shows do Ramones, abandonou seu emprego e editou o Sniffin’Glues (Cheirando Cola), com a intenção de promover a nova agitação cultural. O Fanzine foi o símbolo marco para o D.I.Y..
O Punk chama atenção das pessoas “normais” por seu visual "grotesco", alfinetes, patches, lenço a mostra no bolso traseiro da calça, calça jeans rasgada, calça pretra justa, jaquetas de couro com rebites e mensagens inscritas, cotunos, correntes, moicanos coloridos ou não.A ideologia é complicada pois surgiram muitos ideais diferentes, sub-generos (de acordo com as bandas forem surgindo, daremos um resumo sobre o mesmo), mas muitos tinham uma base que é a revolta contra o sistema e o capitalismo.

Seguem dois Downloads chaves do movimento punk americano e brasileiro.

Ramones - 1976 - Ramones


Coletânea - O Começo do Fim do Mundo (1982)

quarta-feira, outubro 1

Farofada Histórica...


Este é o primeiro post oficial do Farofa Underground. Como o próprio nome já diz tudo isto aqui vai ser uma farofada de cultura underground, sem muito lero lero, preconceitos, e tudo que não seja lá muito underground.

Tudo isto começou com uma idéia de divulgar e lógico, ajudar a cena underground. Mas questionando, iremos apenas nos fechar ao underground musical? Não, queremos divulgar a cena underground de uma forma geral, tudo que envolva a cultura, e que esteja interligada de alguma forma com o mundo underground. Iremos da ênfase apenas a cena nacional ou nordestina? Isto também é um equivoco, iremos falar da cena underground mundial, mas lógico, iremos dar prioridades as bandas nacionais, não importando a localidade.

Isto aqui não vai é um e-zine particular, logo, você que tem banda, ou conhece alguém que tem banda, aqui é seu espaço. Mande para nós o seu material de divulgação (História da banda, Site, myspace, Orkut, Fotos, e até material para donwload), iremos postar de acordo com a ordem de chegada.

Muitas coisas vão vir pela frente, a caminhada apenas esta começando.

By.: Victor Morcego

Contato: farofa.underground@gmail.com