A oficina de Produção Cultural Independente faz parte do projeto "Oficinas Culturais nos Bairros 2010", da FUNJOPE, e iniciará seus encontros a partir do dia 10 de agosto.
Estão abertas as inscrições para a Oficina de Produção Cultural Independente, que será ministrada pelo produtor cultural Gerson Abrantes, a partir do dia 10 de agosto, no Centro de Referência da Juventude em Mangabeira. A iniciativa faz parte da seleção de oficineiros culturais para o projeto “Oficinas Culturais nos Bairros” da FUNJOPE (Prefeitura Municipal de João Pessoa), que está promovendo 70 oficinas em vários bairros da capital, em diversos equipamentos da cidade, como Centros da Juventude, Centros Comunitários, Associações e Coletivos Culturais.
A oficina irá descrever e apresentar conceitos sobre cultura, as partes que compõem o mercado cultural e o trabalho de um produtor independente e polivalente, bem como as áreas em que o profissional pode atuar, estimulando a rede de contatos, parcerias e o empreendedorismo. Será focada no setor da música, predominantemente, não excluindo a participação dos outros setores da área cultural. Mostrará os conceitos mais atuais do que é discutido no âmbito cultural bem como um novo modelo mais básico e enxuto de como produzir um evento cultural. Circunda também as causas e os benefícios da profissionalização do setor cultural e da importância de produzir eventos com todos os conceitos artísticos e culturais bem fechados e amarrados (design das peças publicitárias, decoração do ambiente, estilo do evento em relação aos artistas que nele se apresentarão, etc.).
A oficina abre a possibilidade da produção cultural do bairro de Mangabeira se reunir para debater as tendências do mercado e o que está sendo discutido no país em relação ao setor de cultura. “Além de estabelecer uma nova rede de contatos local, também é a chance para todos que trabalham de alguma forma com cultura saberem mais sobre o que se passa no país e na cidade”, afirma o oficineiro.
O programa da oficina é:
1. Mercado Cultural (9h)
1.1 - Alguns dados sobre o mercado cultural brasileiro nos últimos anos;
1.2 - Mercado Independente Brasileiro de Música;
1.3 - Rede Fora do Eixo, ABRAFIN e os Coletivos Culturais;
1.4 - Panorama Local (debate)
2. O Que é Produção Cultural (6h)
2.1 - Produtor Cultural;
2.2 - Créditos ao trabalho de produtor cultural;
2.3 - Independência Interdependente;
2.4 - Papel da Produção em Música (Produção do Artista);
3. Os Exigentes do Mercado Cultural (6h)
3.1 - Exigentes externos ou fontes de financiamento da cultura: governo e
iniciativa privada;
3.2 - Exigentes internos: artistas, público, mídia, outros produtores,
profissionais da cultura (cadeia produtiva);
4. Produzindo um Evento Cultural (18h)
4.1 - Idéia, primeiros contatos e conceito do evento;
4.2 - Elaborando um projeto e um cronograma;
4.3 - Captação de Recursos / Marketing Cultural;
4.4 - Assessoria de Imprensa;
4.5 - Pré-produção;
4.5 - Produção e Dia “D”;
4.6 - Pós-Produção;
5. Laboratório (6h)
5.1 – Definição de programação;
5.2 – Definição de equipe;
5.3 – Encaminhamentos;
A oficina terá uma duração de dois meses no local, com encontros as terças e quartas, das 16h às 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local da oficina. As vagas são limitadas. Para mais informações, ligar para número (83) 3214-3180.
Sobre o oficineiro: Produtor cultural independente e músico baterista, Gerson Abrantes se envolve na área da música há seis anos (Hollywood Vice, Esquina 200, Backdoorman, Cabeça de Galo). É graduando em administração pela Universidade Federal da Paraíba e temporariamente integrou o setor financeiro do Coletivo Mundo em 2009. Hoje produz shows itinerantes de MPB, Jazz e atua na gestão de carreira de duas bandas locais.
Serviço:
Oficina de Produção Cultural Independente para Música (com Gerson Abrantes)
A partir de 10 de Agosto, Terças e Quartas-feiras, das 16h às 19h, no Centro da Juventude em Mangabeira.
Inscrições gratuitas!
Vagas Limitadas!
Informações:
Gerson Abrantes | gerson.abrantes@ gmail.com | (83) 8896-6021
Zuma Nunes | zumanunes@hotmail. com | (83) 3214-3180.
Nenhum comentário:
Postar um comentário